Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio lançam campanha para evitar compartilhamento de fotos de acidentados
O crescente número de pessoas conectadas
nas mídias sociais, é notório nos dias atuais, gerando milhares e milhares de
compartilhamentos de informações, conteúdos, fotos e entre outras atividades. Hoje
as redes sociais e aplicativos de comunicação nos aparelhos celulares, possuem
uma gama de oportunidades para o descontrole de publicações que acabam gerando
problemas tanto para a sociedade e até mesmo para os órgãos de segurança e
emergência.
Com o aumento desenfreado de
compartilhamento de fotos de acidentes e pessoas acidentadas nas redes sociais
e aplicativos de celulares, a corporação dos Bombeiros Voluntários de
Presidente Getúlio realiza campanha com o objetivo de conscientizar os usuários
a não compartilhar fotos de acidentados nas mídias sociais.
O desenvolvimento da campanha, está
sendo realizado pelo setor de Comunicação Social e Marketing da corporação, e
contará com a divulgação de material de conscientização nas redes sociais da
unidade e imprensa.
O Assessor de Comunicação Social,
Marketing e Imprensa Alex de Lima, afirma que atualmente em virtude do aumento
expressivo do número de acidentes e a facilidade que as redes sociais
proporcionam, viu a necessidade da abordagem deste assunto na campanha. “O
objetivo da campanha é desenvolver a capacidade de reflexão por parte das
pessoas, quando na abordagem de algum acidente ou situação vulnerável. Esta é a
preocupação que temos principalmente quando as equipes de atendimento sentam
para um feedback dos atendimentos, a maior preocupação hoje é a exposição
excessiva principalmente das vítimas na internet”, destaca.
Ainda de acordo com o assessor, já
houveram situações em que as equipes de bombeiros primeiramente ficam sabendo
de acidentes pelas redes sociais, principalmente pelo aplicativo de mensagens whatsapp através de grupos de informação
e depois acabam recebendo o chamado via central de emergência. “Esta é uma
preocupação geral, pois existem dois fatores que destacamos, a exposição das
vítimas e o tempo em que se leva para o acionamento das equipes de resgate,
isso acaba implicando em muitos problemas e até mesmo compromete a vida das
vítimas”. Alex ainda destaca, “não somos contra o compartilhamento de
informações e imagens de acidentes, desde que as informações repassadas sejam
cautelosas e corretas e as imagens possam trazer a informação do ocorrido, não
expondo uma cena que possa provocar reação negativa, desconforto a quem recebe
e principalmente a exposição dos acidentados” finaliza.
O Brasil é considerado um dos países que
possui o maior número de usuários conectados nas redes sociais. Em 2016 o país
chegou a alcançar a marca de primeiro lugar, segundo a eMarketer, possuindo 78,1
milhões de usuários mensais ativos, já na segunda posição, México possuía mais
de 50 milhões de usuários ativos.
Produção: Setor
de Comunicação Social, Marketing e Imprensa – Bombeiros Voluntários de
Presidente Getúlio.