Implementação do twitter aos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio completa 4 anos
Completou
hoje, dia 03 de outubro, 4 anos da integração da rede social twitter às
atividades dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio. O objetivo inicial
foi a divulgação das atividades institucionais da instituição, já que o twitter
é uma rede social fácil e objetiva com milhares de seguidores inscritos.
A
assessoria de comunicação social da corporação implantou então no dia 03 de
outubro de 2014, a divulgação das ocorrências em tempo real, geradas pela Central
de Operações dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio e o resultado foi
surpreendente.
Segundo
o assessor de comunicação social e imprensa da corporação, Alex de Lima, com a
divulgação do perfil oficial da corporação para toda população e com a
divulgação das ocorrências atendidas em tempo real, diminuiu em quase 100% as
ligações para a corporação. “Quando diversas viaturas deslocavam para
ocorrências graves e passavam por determinados locais, a população acabava
ligando para saberem o que ocorria naquele momento, pois visualizavam o
deslocamento de viaturas, e isso atrapalhava o trabalho do operador da central
de emergência”, e ainda destaca, “em alguns momentos o operador da central
necessitava acionar apoios e outros recursos para as ocorrências, e as chamadas
atrapalhavam estas ações, demoravam mais, já que os apoios necessitavam ser
rápidas”, disse Alex.
Toda
esta ação de implantação do twitter e outros meios de comunicação para integrar
a comunidade, imprensa com a corporação, além de gerar bons resultados tem o
aval da Diretoria e do Comando que apoia e incentiva a assessoria de
comunicação nas atividades.
Entenda como
funciona.
O
operador da central de emergência da corporação, enquanto recebe o chamado da
ocorrência, já aciona os alarmes empenhando assim a equipe resposta para
deslocarem até a ocorrência, assim que repassado via rádio a situação exata e a
equipe já está a caminho, o operador realiza a postagem no twitter, disparando
esta informação para quem estiver seguindo o perfil.
Alguns
bombeiros da corporação, também possuem em seus dispositivos móveis, o twitter
pessoal e muitos recebem notificações quando ligados a internet, e em muitos
casos os próprios bombeiros em seus dias de folga, acabam auxiliando nas
ocorrências por saberem da informação via otificação do twitter e até mesmo
dando um primeiro atendimento antes da chegada das equipes em deslocamento.
Texto: Alex de Lima –
Assessor de Comunicação Social BVPG